Lula, Ex-Presidente, Dois Mandados À Presidência Para 12 Anos E 1 Mês Na Prisão

O ex-presidente Luiz Inácio #Lula da Silva foi condenado em segunda instância pelo Juiz Sérgio #Moro no caso do apartamento do triplex em Guarujá (São Paulo) no dia 24 de janeiro de #2018, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No julgamento do TRE-4 (Tribunal Regional da 4ª Região), os desembargadores captaram que haviam provas suficientes de que Lula recebeu propina da construtora OAS por meio da entrega do triplex e reformas no imóvel, determinado uma pena aumentada por 12 anos e 1 mês na prisão, com início de regime fechado.
Em julho de 2017, Lula havia sido condenado pelo juiz da Lava Jato, Sérgio Moro , na primeira instância.
Porém, na quinta-feira do dia 05/04/2018, após receber um ofício do TRF-4, Moro decretou a prisão de Lula.
À sede do Sindicato
Lula chegou na quinta-feira (5) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), uma hora e 22 minutos depois de ser assinado o despacho da condenação. O ex-presidente recebeu amigos, familiares e seus advogados, em uma conversa pessoal da definição de como seria a sua entrega à Polícia Federal. No período da noite, do lado de fora, militantes preparavam sacos de dormir, alimentação para passar a madrugada perto de Lula, na sede do sindicato.
No sábado (6), por volta de meio-dia, Lula discursou durante a missa em homenagem a ex-primeira-dama Maria Letícia, que completaria 68 anos, afirmando sua inocência, criticando as decisões do judiciário e a imprensa.
Durante o seu discurso, pediu que Moro viesse apresentar prova contra ele.
Prazo dado por Moro
Sexta-feira, às 17h (de Brasília), do dia 6/04, expirou o prazo dado pelo juiz federal Sérgio Moro para que o ex-presidente se entregasse na sede da PF em Curitiba (Paraná). Encerrado o período oferecido, o petista poderia ser preso em qualquer lugar e em qualquer momento, sendo considerado procurado pela polícia, mas não foragido. Entretanto, permaneceu no sindicato, em conjunto com seus advogados e colegas de partido.
Descumprimento judicial?
A decisão de Lula não era um descumprimento judicial, pois no mandado, Moro tinha dado uma realização de algo de o ex-presidente se apresentar voluntariamente, cabia Moro expedir uma ordem judicial, e os polícias teriam a autorização para entrar no sindicato.
Condenação
O ex-presidente se entregou à PF sendo preso na noite de sábado (7), após ficar dois dias no Sindicato. Ele saiu caminhando até o prédio da proximidade, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam.
O comboio seguiu sua rota por vias de São Bernardo e São Paulo até chegar na Superintendência da PF. Logo, realizando o exame de delito, Lula entrou num helicóptero da Polícia Militar seguindo em direção ao Aeroporto da Zona Sul, Congonhas, às 20h46, entrou em um avião, pertencente da PF, chegando a Curitiba às 22h01.
Os manifestantes guardavam o ex-presidente da República, bloqueando a pista sentido bairro do corredor Norte-Sul, pois eram contra à prisão de Lula. Policiais militares da Força Tática tiveram que utilizar bomba de efeito moral para desconcentrar o grupo.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.