Impressões sobre o ato pró-Lobão Filho

Enquanto o pré-candidato a governador do Estado pela oposição, Flávio Dino (PCdoB) apresentou mais de 50 Propostas para um Maranhão de Desenvolvimento e Justiça Social com ações nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento, Segurança e Moradia (veja aqui), por outro lado o pré-candidato da oligarquia Sarney, Edson Lobão Filho (PMDB) reuniu aliados políticos e a juventude do seu partido para fazer um discurso até de certa forma empolgante, mas que falhou por falta de conteúdo tendo em vista que faltou dizer o que pensa para o Maranhão caso vença as eleições e chegue ao Palácio dos Leões em 2015.
Recebido no início da tarde desta quarta-feira (23) no aeroporto Marechal Cunha Machado com muita pompa e luxo (com direito até a helicóptero) e, logo após, na Assembleia Legislativa saudado por uma plateia de pessoas oriundas de todos os municípios do estado (muitas nem sabiam o que estavam fazendo e tampouco do que se tratava o evento), Edinho fez um discurso para informar oficialmente que será candidato a governador. Sobressaltado, num ato de tremendo otimismo, Edinho chegou a afirmar que a partir daquele momento a oposição estava derrota. “Eles pensaram que o jogo estava ganho”, disse. Cobrou humildade, mas acabou escorregando no que apontava como falha do adversário
Outra incoerência foi Lobão Filho pedir uma campanha limpa. Ele mal terminou de falar e a turma de jovens do PMDB proferiram palavras de baixão calão contra Flávio Dino, totalmente ofensivas e desrespeitosas, num gesto de puro desespero, algo que ocorreu com a conivência de Edinho, que em nenhum momento repreendeu seus militantes. Flávio Dino é líder disparado das pesquisas de intenção de voto.
Muitos dos prefeitos e vereadores que estiverem presentes – foram interessados no dinheiro dos convênios -, não saíram tão motivados da AL. O semblante de apatia era visível diante da eminente derrota da oligarquia. Indiferentes, chegaram a dizer que só festa e oba oba não ganhava eleição, a conversa teria que ser outra depois.
“Estou vendo a campanha muito elitizada, é só carrão, helicóptero, o povão não está aqui com o Lobinho”, comentou um dos presentes, ao frisar que outro fator que pesa vai ser desassociar a imagem de Lobão Filho do grupo Sarney, altamente desgastado e desacreditado perante à opinião pública, agravado ainda mais com a péssima gestão da governadora Roseana Sarney. Segundo o político, a família Lobão sempre esteve junto e apoiou o grupo Sarney. O ministro Edson Lobão (Minas e Energia) está no cargo por indicação do senador José Sarney. “O Edinho nunca foi eleito a nada e não tem o que apresentar como feitos seus pelo Maranhão. Não tem discuso, propostas”, disparou.
Prefeitos de cidades grandes, como Imperatriz, Chapadinha, Barra do Corda, Bacabal, grandes redutos eleitorais, não compareceram. A bancada de deputados estaduais e federais sarneisista também não estava completa.
O lado positivo do evento foi a participação.
As dependências do auditório da Assembleia Legislativa ficaram lotadas. Porém, para que essa mobilização acontecesse toda uma logística foi montada. Houve o recrutamento de pessoas vindas de todos os cantos do estado em ônibus. Algo que custou muito caro.
Em contrapartida, o ponto lamentável do ato pró-Lobão Filho foi o desrespeito do grupo Sarney com o ex-secretário de Infraestrutura do Governo, Luis Fernando –  até outro dia candidato do clã Sarney.
No seu discurso, a governadora Roseana Sarney chegou a afirmar que desde o início o candidato natural era o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Ou seja, Luis Fernando foi enganado durante todo o tempo em que era pré-candidato (tiraram ele da Prefeitura de São José de Ribamar para nada). Fora isso, a chefe do executivo estadual fez um dos melhores discursos da tarde.
Em uma coisa, reconheça-se, Edinho Lobão tem razão: a eleição não está ganha. A oposição jamais pode cantar vitória antes do tempo.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.