ARTIGO - Vargem Grande de Ontem: O Papel do Colégio Francisco Almeida Carneiro na Formação Intelectual da Sociedade...

Kleber Leite entregando o diploma do terceiro ano a uma
aluna. Em segundo plano aparece Farid Trabulsi e Dr. Artur.


Em mais uma edição da coluna "Vargem Grande de Ontem", que irá ao ar na manhã de todos os domingos e que foi idealizada pelo titular do Blog (Alpanir Mesquita), vamos voltar a década de 80, mais especificamente a dezembro de 1987, quando acontecia a colação de grau do terceiro ano da escola Francisco Almeida Carneiro.

O tradicional Colégio Francisco de Almeida Carneiro foi referência em educação na região e responsável pela formação de diversos professores que atualmente lecionam na rede de ensino na cidade. A escola chegou a Vargem Grande por intermédio da jovem enfermeira Delsita Santana Carneiro, conhecida pelos amigos como (a saudosa) Detinha.

Sra. "Detinha" nos deixou no dia 11 de Novembro de 2016

Ela era sócia proprietária do FAC com matriz em Chapadinha, tendo parentes em Vargem Grande e vendo a necessidade de escolas do ensino médio no município, resolveu expandir a escola, tendo conseguido por cedência do poder executivo municipal as salas da escola municipal Azizi Trabulsi para o funcionamento no turno noturno.

Família Leite: Kleber, Aparecida, Janaína e Wellington.

Kleber Leite discursando.

Vendo que não conseguia conciliar as atividades de enfermeira em Chapadinha e de diretora pedagógica em Vargem Grande, Detinha passou a escola para o jovem empresário Meton Souza Neto que depois de um rápido período vendeu os direitos ao político e empresário Kleber Kleper Ferro Leite, que transformou parte da casa onde residia em salas de aula, para depois construir a escola num terreno ao lado de sua residência.

A escola desde o início até o fechamento de suas atividades em Vargem Grande, trabalhava com os cursos ginasial e normal, contribuindo para formação intelectual de muitos pedagogos e empresários do município.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.