Agiotagem! Veja a relação das pessoas que foram presas
Agiota Pacovan e os prefeitos de Bacuri e Marajá do Sena são presos
Abaixo é a imagem de Richard Nixon dos Santos, prefeito do município de Bacuri-MA, que foi preso hoje (5) por envolvimento com o crime de agiotagem.
O Blog do Luis Pablo recebeu a relação das pessoas que foram presas hoje, dia 5, por envolvimento com agiotagem no Estado do Maranhão.
São eles: Richard Nixon dos Santos (prefeito de Bacuri), Edivan Costa (prefeito de Marajá do Sena), Perachi Roberto Farias (ex-prefeito de Marajá do Sena), Jose Epitácio Muniz Silva (contador da prefeitura de Marajá do Sena) e Josival Cavalcante da Silva (agiota mais conhecido como “Pacovan”).
Além desses, também houve a condução coercitiva de Rui Clemencio Barbosa, apontado como laranja em negócios da Prefeitura de Zé Doca, e Francisco de Jesus Silva Soares – empresário emissor de notas em Marajá do Sena e Zé Doca.
Todos foram presos durante uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), e da Polícia Civil.
São duas novas etapas que investigam casos de agiotagem: a Operação Morta-Viva (em alusão à criação de empresas em nome de pessoas falecidas) e a Operação Maharaja (traduzido do sânscrito para Marajá, em alusão ao município de Marajá do Sena, de pior IDH no país).
Os acusados encontram-se na Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Já o prefeito Edivan Costa está na estrada à caminho da Seic.
Os dois foram presos durante uma operação conjunta entre o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), e da Polícia Civi, que investiga casos de agiotagem e desvio de recursos públicos no Estado.
Segundo informações repassadas ao blog, Pacovan e Nixom foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no bairro de Fátima, em São Luís-MA.
Na mesma operação deflagrada hoje, a Polícia e o Gaeco também prenderam o prefeito da cidade de Marajá do Sena, Edivan Costa, e outros envolvidos.
Acusações
Na época da Operação Detonando, que prendeu os acusados pela morte do jornalista Décio Sá, a polícia encontrou sob o poder do agiota Glaucio Alencar documentos que comprometem os prefeitos Nixon e Edivan.
Cheques da Prefeitura de Marajá do Sena foram encontrados com Gláucio, que também tinha documentos de empresas de faixadas controladas por Nixon.
No início do mês passado, o Blog do Luis Pablo antecipou que o prefeito de Bacuri seria preso com a reabertura do caso de agiotagem. Muita gente chegou a criticar o titular do blog, dizendo que Nixom não estaria envolvido no crime. Reveja aqui.
Operação Imperador
As prisões que estão sendo efetuadas nesta terça-feira, fazem parte da segunda fase da operação que, no início do mês de abril, prendeu ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros, seu filho Eduardo Imperador e outros envolvidos. A polícia acusa eles de fazerem parte de uma quadrilha que agia para fraudar licitações nos anos de 2009 a 2012, quando Arlene foi prefeita.
Leave a Reply