CONHEÇA AS MARAVILHOSAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO-APRECIE COM MODERAÇÃO!


Praias do Rio de Janeiro


Não é a toa que o Rio de Janeiro é chamado de Cidade Maravilhosa. E de tantas belezas que a natureza proporciona nesta cidade, as praias são um espetaculo a parte. Veja abaixo algumas das praias da cidade do Rio de Janeiro.


Praia do Flamengo

Uma praia grande em extensão, de onde podemos ter uma bela vista para cidade de Niterói e do Pão de Açúcar.  Em toda a sua orla encontra-se o aterro do Flamengo, lugar no qual podemos fazer diversas atividades físicas, esportivas e até mesmo culturais, frequentemente utilizado para exibição de eventos musicais. Praia banhada com o mar da Baia da Guanabara e por isso nem sempre apropriada para banho.  No mar temos eventos esportivos como o GP Brasil de motonáutica e no ar também fazem por lá o Air Race, uma espécie de corrida de aviões com malabarismos espetaculares. Esta praia com certeza é uma praia cheia de atrações pela sua posição estratégica perto do centro da cidade.

Praia de Botafogo

Praia do Rio de Janeiro com o mar da Baia da Guanabara, por isso não recomendável para banho, mas nas suas areias podem praticar vários tipos de esportes como futebol, vôlei, frescobol ou apenas fazer uma caminhada apreciando sua bela vista do Pão de Açúcar, marinas na Urca e arredores.  O Bairro de Botafogo circunda a praia, nele podemos encontrar de tudo para todos os gostos.  Esta praia é também usada para diversos eventos da cidade do Rio de Janeiro.

 

Praia da Urca

Dar uma passada no bairro da Urca e conhecer a Praia da Urca são pedidas obrigatórias no roteiro de qualquer viagem que passe pela cidade do Rio de Janeiro. Só aqui já da para ter uma idéia do porque é chamada de Cidade Maravilhosa.
A Urca, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um bairro de classia média e alta, que passou a ser considerado um bairro residencial apenas na década de 1920. Inicialmente, a Urca era ocupada pela região da praia vermelha com fins militares.
Dessa época, a Urca herdou a maior parte das atuais casas e construções como a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o Forte São João e o Museu de Ciências da Terra e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Também é na Urca que fica situado o Instituto Benjamin Constant, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Iate Clube do Rio de Janeiro, e dois dos mais importantes pontos turísticos da cidade: o Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Historicamente, a região também já abrigou o Cassino da Urca, posteriormente transformado na sede da TV Tupi.

Praia Vermelha

A pacata praia de pequenas dimensões e paisagem envolvente localizada no bairro da Urca.
Praia entre o morro do Pão de Açúcar e o morro da Babilônia. No pequeno calçadão encontram-se quiosques com mesinhas para sentar e saborear uma deliciosa e bem gelada água de coco. No lado direito da praia, localiza-se o Clube Militar da Praia Vermelha. No lado esquerdo está a Pista Cláudio Coutinho, uma linda opção para os que não resistem a um passeio ecológico. Além de servir como uma pista de caminhadas e corridas, possui um dos mais belos mirantes que acompanham todo o percurso, rodeado pelo mar, por uma flora admirável e pelo Morro da Urca.

Praia do Leme

Uma delícia de praia, apesar de ser continuação da praia de Copacabana, estando no Bairro do Leme leva o nome de Praia do Leme. E por isso também é uma parte da praia mais tranqüila, menos agitada, pois o bairro do Leme é um bairro mais pacato, menos conhecido.  O seu mar é realmente mais calmo e junto ao morro do Leme no final da praia existem muitos pescadores que aproveitam o recanto para sua pescaria, já que construíram por lá um local propício para eles pescarem, o Caminho dos Pescadores.   Este local tem o nome de Mirante do Leme,  por apresentar uma bela vista de toda a praia.  Existe ali um ótimo quiosque de onde podemos aproveitar a vista e nos deliciar com diversas opções de petiscos e bebidas geladas. Em cima do morro do Leme existe um forte, denominado de Forte do Leme.  Os freqüentadores da praia são muito bem servidos de bares, restaurantes e quiosques que rodeiam a sua orla. Seu mar esverdeado e translúcido nos convida a nadar, muitas vezes temos competições de natação neste local.   Na maioria os freqüentadores da praia são moradores do bairro, mas a praia é tão grande que tem espaço para todos que querem fazer uma visita a esta deliciosa praia.

Praia de Copacabana

Consideradas duas das praias mais famosas do mundo, possui 4,15km de extensão, acompanhando a Av. Atlântica até o Forte de Copacabana.
Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, uma canção popular dos brasileiros  João de Barro, o Braguinha, e Alberto Ribeiro, a praia de Copacabana localiza-se no bairro de mesmo nome, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.  Copacabana conta com bicicletário, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, freqüentados tanto de dia como à noite.  Além  de dois Fortes Militares, um em cada extremidade da praia, com vistas panorâmicas, abertos à visitação.
Tamanho fascínio também se dá  pelo belíssimo calçadão da Avenida Atlântica em pedras portuguesas brancas e pretas, que formam um lindo mosaico no formato de ondas, inspirado no calçadão de Lisboa e usado por Burle Max na praia. Possuem grande infraestrutura de hotéis e quiosques, que atrem turistas do mundo inteiro.
Palco da maior festa de Réveillon do planeta, com seus fogos mundialmente conhecidos, reúne mais de três milhões de pessoas. Suas areias também abrigam grandiosos eventos como os Jogos Pan-americanos do Rio 2007, campeonatos mundiais de futebol de areia e campeonatos mundiais de vôlei.

Praia do Diabo

A Praia do Diabo, apesar do nome é um verdadeiro paraíso do Rio de Janeiro, um ambiente maravilhoso para se admirar o nascer do sol.
A Praia do Diabo fica à esquerda da Pedra do Arpoador. É uma pequena praia, diante do mar aberto, rodeada de coqueiros. Há uma pequena praça, antes da descida para praia, com bancos onde se pode sentar e apreciar a paisagem desfrutando de uma água de coco bem gelada.
Tem esse nome porque quando o mar está virado, fica muito mais violento naquele ponto.

Arpoador

Uma das praias preferidas de cariocas e turistas, pela beleza de sua paisagem e pela prática do surfe, tanto no verão quanto no inverno. Possui 800m de extensão entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com Av. Vieira Souto. O nome do local provém do fato de ser possível, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa.Não se esqueça de visitar as pedras do Arpoador, o local mais lindo para se apreciar o mar e o pôr-do-sol.

Ipanema

Possui 2 km de praia entre Arpoador e Jardim de Alah. Famosa por concentrar gente bonita em suas areias e por suas eternas “garotas de Ipanema”.
Suas areias marcam a história da Bossa Nova. Ipanema está entre as praias preferidas dos cariocas pelo seu charme e descontração, mundialmente conhecida  pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais. A praia de 2 km de extensão, do Arpoador ao Jardim de Alah, na zona Sul da cidade, exibe os corpos mais bonitos do Rio. Ponto de encontro de moradores, turista e principalmente próximo ao posto 9 freqüentada por artistas. A praia é utilizada para a prática de diversos esportes, além de ser palco de shows ao ar livre. Entre as atividades favoritas estão o surf, frescobol, vôlei, futebol, futevôlei. Cariocas e turistas costumam sentar-se em suas areias, ao fim da tarde, para bater papo e aplaudir o magnífico pôr do sol.

Leblon

Praia bastante familiar, com uma área específica para crianças, apelidade de Baixo Bebê.
Atrai gente jovem e bonita, que costuma desfilar por seu calçadão, antecipando tendências da moda carioca. No fim da praia, junto à subida do Vidigal, encontra-se um mirante com uma vista deslumbrante da orla do Leblon e Ipanema.

Praia de São Conrado

Ao lado da Pedra Bonita, é ideal para aventureiros que praticam o salto de asa-delta.
Seu nome oficial é Praia da Gávea e começa no término da Av. Niemeyer, estendendo-se por três quilômetros até o túnel São Conrado. A principal característica da praia é a pista de pouso de asa deltas (vôo livre) e dos parapentes, no canto direito.  Esta praia iniciou em 2002 seu projeto de despoluição. Areia clara e fofa, ondas fortes, ideal para a pratica de surfe.

Praia da Joatinga

Paraíso escondido e, portanto, de difícil acesso.
Para chegar só de carro. Localiza-se no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca. É necessário descer por um caminho entre as pedras para chegar à pequena praia, os mais velhos e as crianças devem ter atenção redobrada. A areia é branquinha, o mar permite tanto a prática do surf quanto o banho. Lugar perfeito para relaxar com a família e para os surfistas pegarem boas ondas.

Praia do Pepê

A praia tem este nome em homenagem ao campeão mundial de asa delta Pepê.  Este local é um trecho da praia da Barra entre o quebra mar até mais ou menos a barraca de sanduíche natural do falecido Pepê.  Talvez seja o ponto preferido da galera jovem, artistas e famosos na cidade do Rio.  Ali se pratica muito o windsurf, mas tem espaço para os outros esportes como o surf, kitesurf e o bodybord, aliás qualquer esporte que cai no gosto da juventude é praticado lá.  Quando se fala em bebida e em comida, nada melhor que os sucos e sanduíches naturais da barraca do Pepê, mas por ali temos também outros quiosques, lanchonetes, bares e restaurantes para atender todos os gostos dos frequentadores.   A orla é cercada de prédios, hotéis, comércio, bares e restaurantes. Nas areias da praia além da prática de alguns esportes a melhor atração pode ser apreciar os corpos sarados da garotada, pois os meninos e meninas do Rio são muito vaidosos e se preocupam muito com sua aparência.  No calçadão pratica-se o de sempre, caminhada, corrida, ciclismo e o simples passeio apreciando a vista e bebendo aquela água de coco.

Praia da Barra da Tijuca

A praia da Barra da Tijuca é a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com 14,4 Km de comprimento. Suas águas esverdeadas e límpidas estendem-se ao longo da avenida Sernambetiba até o Recreio dos Bandeirantes. Logo no início fica a barraca do Pepê, mais famosa barraca de sucos e sanduíches da cidade e point dos jovens que moram no bairro. Praia ideal para a prática do surfe, windsurfe, bodyboarding e pesca de beira.  Ainda possui muitos bares, restaurantes e quiosques, iluminação noturna e ciclovia. A partir da Avenida Ayrton Senna a praia não possui calçadão, por ser uma região de preservação ambiental. Nas imediações, situa-se a Reserva Biológica de Marapendi.

Praia da Reserva

Uma praia bem grande na sua extensão e longe do centro do da cidade, não existindo transporte que passe por ela, se torna uma praia de difícil acesso para quem não tem transporte próprio.  Esta praia é cercada por vegetação litorânea, pouco freqüentada pela dificuldade de transporte público até ela, por isso também é considerada uma praia tranqüila. Algumas tribos gostam de ir nesta praia, mas em lugares específicos, pois como é uma praia mais tranqüila e pouco freqüentada, seus usuários podem ficar mais a vontade.  Mar esverdeado, com águas claras, limpas e bem onduladas é apropriado para os esportes aquáticos, os surfistas adoram esta praia, o mar também é muito bom para pesca, pois no local existe uma grande diversidade de peixes.  A praia tem uma areia fofa e clarinha, as crianças que usufruem desta praia adoram brincar nela.   Ela fica situada entre o Bairro da Barra da Tijuca e o Bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Praia com extensa faixa de areia ideal para a prática de esportes como surf, vôlei e windsurfe. Muito frequentada por surfistas, costuma sediar campeonatos de surf e bodyboard.  Os banhistas podem aproveitar o Sol até ele se pôr, pois os edifícios na orla não são altos. Andar de bicicleta pela ciclovia costuma ser o passeio preferido dos moradores do bairro.
O bairro possui as praias mais limpas e reservadas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, Prainha e Praia do Abricó (naturista).
A Pedra do Pontal marca o início da Praia do Pontal e tornou-se uma referência graças à música “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia. Praia reservada de natureza exuberante.

Praia da Macumba

A Praia da Macumba fica entre a Praia do Recreio e a Prainha. É uma praia extensa e muito bonita, tem quiosques por toda orla e ciclovia.
O pontal Tim Maia a separa da praia do Recreio. Em maré baixa, um estreito caminho no areia se forma da praia até o pontal, permitindo que se chegue nele. A subida até o alto leva cerca de uma hora. O visual lá de cima vale o esforço da subida!
As suas ondas são famosas entre os cariocas, pois proporciona surf o ano inteiro, sendo uma das praias com ondulações mais constantes. Com suas ondas cheias e compridas, os Long borders são a maioria no line up.

Prainha

Como o próprio nome já diz, a Prainha é uma praia com pequenas dimensões, são apenas 150 metros de uma estreita faixa de areia. Ela fica localizada na Zona Oeste do Rio, depois da Praia da Macumba, na APA de Grumari, entre os bairros de Grumari e do Recreio dos Bandeirantes.
Protegida pelos morros e pedras que a cercam e coberta pela abundante vegetação de Mata Atlântica nativa, esta praia esconde uma beleza única, com areias claras, águas cristalinas e ainda um manancial de água doce além de ondas maravilhoas. Isso faz com que a Prainha seja considerada como o melhor local de surf do Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso, sede de diversos torneiros, como etapas dos campeonatos Nacionais e Internacionais de Surf.
Além de toda beleza e atrações proporcionadas pelas belíssimas ondas, a Prainha também conta com bons serviços. É possível passar o dia inteiro na prainha, se servindo com os lanches, petiscos e bebidas vendidos nos quiosques da região.
Porém, se você não gosta de muito movimento, é melhor procurar a praia durante os dias de semana, quando a Prainha está praticamente deserta, pois ela costuma ficar lotada nos fins de semana. Uma dica, é chegar cedo, pois além de aproveitar o sol, ainda fica mais fácil conseguir estacionar o carro em um local mais próximo.
Como chegar à Prainha: a única forma de se chegar à Prainha é através da Av. Estado da Guanabara, que passa em sua orla. Para isso, é necessário partir da Barra da Tijuca, seguindo pelo Recreio e pela Praia da Macumba.

Praia de Abricó

Está localizada dentro do Parque Municipal de Grumari, numa área de proteção ambiental, na Zona Oeste da cidade, na Barra da Tijuca.
Uma praia considerada bastante tranquila, tem 1.5 kms de extensão de muito verde, e montanhas para contrastar com o mar, e formar um cenário maravilhoso para relaxar.
Mas, não é só por isso que a Praia do Abricó chama atenção. Por ser muio tranquila foi escolhida para a pratica do naturismo. Desde 2003, tornou-se legalmente uma praia naturista, e a partir de então, passou a ser cuidada pela Associação Naturista de Abricó.
A Associação exite para que todas as normas internacionais de naturismo na praia sejam cumpridas, e para promover um bom convívio entre os frequentadores do local. Está diretamente ligada à Federação Brasileira de Naturismo.
Apesar dos meios de transportes coletivos deixarem seus passageiros a cerca de 5 km da praia, existe uma estrada asfaltada que possibilita o acesso até bem próximo à praia.

Praia de Grumari

Com 2.5 kms de extensão fica na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.
Situa-se numa área com muitos morros, costões, verdes e vegetação de restinga, com bastante natureza preservada ao seu redor, por isso é uma região de Reserva Ambiental, para assegurar que as belezas locais e o ecossistema sejam preservados.
A Praia de Grumari é muito procurada pelos surfistas, por causa das fortes ondas que ela proporciona, que são ideais para tal prática esportiva. Nas suas areias avermelhadas, para quem gosta de relaxar, pode-se fazer uma caminhada e aproveitar tamanha natureza, num recanto urbano.
Para chegar até Grumari deve-se pegar a Avenida do Estado da Guanabara, que fica no bairro do Recreio.

Praia de Barra de Guaratiba

Situa-se em região de reserva ecológica, entre restinga de marambaia, manguezais e mata atlântica.
No lado direito de sua pequena orla, começa a belíssima restinga de Marambaia – acesso restrito por ser área militar. A praia possui águas calmas e conta com estrutura de casas, bares e um morro urbanizado. O acesso é feito pela estrada Roberto Burle Marx ou estrada da Barra de Guaratiba, distante cerca de 45 km do centro.
Barra de Guaratiba é conhecida nacionalmente como centro gastronômico, possui vários restaurantes rústicos na beira da estrada Roberto Burle Marx onde servem crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas.

Através de trilha no costão de Guaratiba, partindo da Rua Parlon Siqueira, entre Grumari e Guaratiba, é possível ter acesso a praias totalmente desertas e selvagens, como as praias do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno. Para chegar até a praia do Perigoso são cerca de 50 minutos de caminhada e até a praia do Inferno (a última) cerca de 3 horas. Para realizar as trilhas, recomenda-se o uso de protetor solar, roupas leves, levar água e ir acompanhado de um guia. Também é indicado fazer a caminhada em grupo em razão do isolamento do local.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.