Colunaço do Pêta – Jornal Pequeno

Publicado em 30/06/2014 às 23:02 por johncutrim

Hoje é dia de falar sério; afinal, estamos em clima de oficialização dos candidatos majoritários e proporcionais que disputarão as eleições de outubro!!! Dito isso, vamos ao que interessa!!!
José Sarney e Roseana encerraram a carreira política!!! Roseana, porque cansou; Sarney, porque não teria mais sucesso numa eleição!!! Roseana se elegeria senadora, mas abriu mão do mandato por chegar ao limite de uma carreira pela qual nunca teve ‘queda’ nem tanto apetite!!! Sarney não se elegeria e por essa única e exclusiva razão anunciou a sua ‘aposentadoria’!!! É o fim do império Sarney no Maranhão!!! Mesmo que Edinho Lobão se eleja governador, o que é muito difícil devido à enorme vantagem de Flávio Dino a menos de quatro meses das eleições, a família Sarney não dará mais as cartas no Estado!!! Fecha-se, assim, um ciclo de quase 50 anos em que o Maranhão esteve sob o domínio da família Sarney!!! Seria perda de tempo e espaço falar das conseqüências desse domínio; afinal, os fatos estão aí e todos conhecem!!! Importa agora olhar para frente!!! E é exatamente isso que o ex-juiz federal Flávio Dino tem que ter em mente, caso se concretize o que está desenhado!!! É dele, afinal, a correta declaração de que o Maranhão precisa ser reconstruído!!! E para reconstruí-lo, caso sente na principal cadeira do Palácio dos Leões, Dino não pode olhar para trás; não pode ‘caçar bruxas’!!! Como ex-magistrado, sabe muito bem quem deve cuidar disso!!! Há muito o que fazer por esse estado!!! O Maranhão passou quase meio século nas mãos de Sarney, que teve todas as condições de desenvolvê-lo, de dar educação e melhores condições de vida ao seu povo, mas não o fez!!!
A propósito, olha só a frase de Sarney ao anunciar sua desistência de concorrer à reeleição no Amapá!!!“Com minha vocação intelectual, quis me ligar ao Amapá. O mundo conhece o Amapá por causa do meu livro Saraminda. Eu escrevi a história do Amapá. Daqui a 50 anos, quando quiserem saber a história do estado, vão ter que ler meus livros. Mas os que me insultaram ninguém vai saber quem foram”. Sem comentários!!!
Média de pesquisas mostra que o principal candidato na oposição ao grupo Sarney, Flávio Dino, tem cerca de 30 por cento de preferência à frente do candidato do governo!!! A governadora anuncia que não disputará mais eleições!!! Seu pai, entendendo que não teria chances de vencer numa disputa para reeleição, acaba de fazer o mesmo: deixou a vida pública e de ser candidato a senador pelo Amapá!!!Os Sarney estão vivendo num mundo estranho para eles: o mundo do fim de um ciclo!!! Mas para tentar amenizar a queda do império, navegam por um caminho perigoso de um Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Fundema), lançado quatro meses antes da eleição, e que, garante a oposição, não resiste a uma argüição na Justiça!!! A governadora apela e usa a convenção do PMDB para ‘tocar o terror’ entre os prefeitos. “Se for eleito, Flávio Dino vai acabar com o Fundema”, ou quase isso!!! Nada se diferencia da lorota do PT, de que, se eleito, Aécio Neves vai acabar com o programa Bolsa Família. São os sintomas do fim do ciclo, que se agravam quando a Procuradoria Eleitoral da República no Maranhão representa contra o Sistema Mirante de Comunicação, de José Sarney, quando a secção maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil oficializa uma representação contra o governo de Roseana Sarney por não pagar precatórios devidos desde ‘mil novecentos e não tem data’, e quando são os próprios aliados do senador José Sarney que não o querem mais no setor elétrico!!! No mundo estranho do fim de um ciclo, José Sarney, acostumado a impor suas vontades no uso da sua influência nos três poderes da República, cambaleia politicamente. Sarney, que usou e abusou do poder político e econômico para vencer eleições, que teve nas mãos todos os tribunais responsáveis por julgamentos políticos, mal compreende o mundo estranho à sua volta!!! E aí acontece o que jamais poderia acontecer: expõem, sem nenhuma piedade, sem qualquer consideração com sua história polêmica, sua fragilidade política no cenário nacional!!! A presidente Dilma, fraterna e carinhosa com seus adversários, sob as luzes dos holofotes de toda a Nação, acaricia uma candidatura no Maranhão que não é a que ele defende. Não existe mais Lula, a chantagem perdeu a força e não há como impor censura ao que ela fez o Brasil inteiro ouvir: “Nosso Flávio Dino, candidato a governador do Maranhão”!!! Agora é “nosso Flávio Dino”, não é mais ‘nosso Sarney’, que dá mostras de não ter mais forças no Governo Federal. De onde se conclui que Sarney nunca mais poderá cassar ninguém como cassou Jackson Lago; nunca mais poderá arquivar processos, mudar sentenças lógicas. Sarney conhece, finalmente, o mundo estranho do fim de um ciclo, dos derrotados no Brasil!!!
Forças ocultas fizeram circular, sexta-feira, na convenção do PMDB, um panfleto com a logomarca do Jornal Pequeno anunciando: “JORNAL DE OPOSIÇÃO FAZ CAMPANHA CONTRA O FUNDO DE APOIO AOS MUNICÍPIOS”!!! No corpo do panfleto, matérias baseadas nas denúncias da oposição a respeito do fundo e também um editorial em que o JP, também com amparo nas denúncias oposicionistas e em algumas evidências, posiciona-se contra a aprovação do projeto originado no Palácio dos Leões!!! O panfleto já erra na ‘manchete’, ao classificar o Jornal Pequeno como ‘Jornal de Oposição’!!! Não, o JP não é um jornal de oposição, é um jornal de POSIÇÃO!!! Tem sido confundido como de oposição, ao longo dos anos, por sua postura contra as práticas do senador José Sarney e do seu grupo no Maranhão!!! E tem se posicionado dessa forma porque, ao longo de sua carreira política, Sarney já foi tudo em nossa Nação; até presidente da República, e nem assim conseguiu tirar o estado da situação de pobreza em que se encontra até hoje – e isso não é o Jornal Pequeno quem diz!!! Sarney já foi presidente do Brasil, quatro vezes presidente do Congresso Nacional, já foi (há quem diga que ainda é) um dos políticos mais influentes da República, já tivemos inúmeros Ministros de Estado, uma forte bancada no Senado, a filha Roseana já foi quatro vezes governadora do estado, mas nem assim o Maranhão conseguiu se desenvolver!!! Há quem faça comparações entre Sarney e o falecido Antônio Carlos Magalhães, que, sem ter sido isso tudo nem ter tido toda a influência que Sarney teve no Poder Central, transformou a Bahia!!! É essa postura que leva as pessoas a confundirem a linha editorial do Jornal Pequeno, classificando o matutino fundado pelo saudoso Ribamar Bogéa como “alinhado da oposição”!!! Mas é justamente o contrário: a oposição que é alinhada do JP, que, antes dela, sempre combateu essas práticas; não por ser de oposição, mas por assumir uma POSIÇÃO que se identifica e reflete o pensamento dos seus leitores!!! O jornal admite que em 2006, quando Jackson Lago venceu as eleições, ‘vestiu a camisa’ da oposição; mas entende que aquele momento foi único!!! Foi um momento de uma grande ruptura dentro do poderoso grupo Sarney, protagonizado pelo ex-governador José Reinaldo Tavares!!! Não tinha como fazer diferente o Jornal Pequeno!!! A situação hoje é outra!!! E se a oposição tira mais proveito do Jornal Pequeno é porque os fatos depõem muito mais contra o grupo Sarney, e os fatos não podem ser ignorados!!! Mas a oposição já foi bastante criticada aqui por aquilo que se considerou erro ou equívocos!!! E continuará sendo tantas vezes o JP achar que não está agindo corretamente, quando o jornal entender que ela está usando as mesmas práticas do grupo Sarney, como aqui mesmo já foi dito, alguns domingos atrás!!!
Dois pesos pesados da construção civil são peças importantes numa campanha este ano!!! De cada um, serão extraídas ‘cinquenta milhas’, num total de 100 ‘milhas’ para serem ‘derramadas’ numa campanha!!! E os ‘subempreiteiros’ já foram avisados: tem que dar 30 por cento de cada obra; 15 são de impostos e 15 para a campanha!!! ‘Viuxi’, Maria…, o “pau vai cantar na casa de noca”!!!
Lembram essa Petinhada???!!! “E não é que ‘melaram’ a ‘providência’ tomada para que o presidente do TRE-MA, Froz Sobrinho, não fosse obrigado a se afastar do comando do tribunal no período eleitoral???!!! Pois é…, lembra que Dr. Pêta tratou desse assunto aqui, domingo passado???!!! Froz Sobrinho tem que se licenciar do cargo nas eleições porque um irmão dele, Fredson Sobrinho, vai disputar uma vaga na Câmara Federal!!! Aí, numa jogada bem articulada, com a ‘mão’ de ‘Edinho-Lobão-Filho’, acertaram a Secretaria de Cidades para Fredson, que, em troca do comando da robusta pasta, abriria mão da candidatura a deputado federal!!! Assim, o desembargador irmão dele não precisaria se afastar do cargo e estaria no comando do tribunal durante o período eleitoral!!! Froz é sobrinho do corajoso ‘presidente-conselheiro’, capaz de ‘politricas’ inacreditáveis por onde passa!!! Rapaz, estava tudo certo…, Fredson já ia assumir a Secretaria de Cidades, quando o ex-titular da pasta Hildo Rocha, que indicou seu sucessor, ‘buzinou’ na orelha da ‘vice-sub-judice’ (“esses Cutrins estão ficando muito fortes”) e ‘melou’ tudo!!! Como ‘solução’, tinham que ‘sacrificar’ alguém…, e ofereceram a Fredson a Secretaria de Esportes, do ‘boa praça’ Joaquim Haickel!!! Sorte de ‘Quincas’ que ‘conselheiro-presidente’ esnobou, dizendo que a Sedel não interessava…, que queria era a Secretaria de Cidades ou outra do mesmo porte!!! Mas não teve jeito!!!Hildão ganhou a parada, continuou com seu indicado na ‘Cidades’ e ganhou a ‘queda de braço’ com ‘conselheiro-presidente’!!! E agora”???!!! Pois é…, agora é que o ‘conselheiro-presidente’ ‘virou o jogo’ e acabou ganhando a ‘queda de braço’ contra Hildo Rocha!!! A Secretaria de Estado de Cidades vai mesmo ser dirigida pelo Fredson, que, assim, desiste de disputar as eleições e, consequentemente, o seu irmão Froez Sobrinho não precisará se licenciar no TRE!!!Tcham, tcham, tcham, tcham!!!
Não dá para negar que o senador José Sarney é um político de estrela…, que nasceu “com ‘aquilo’ virado para a lua”!!! Que o diga a sua ascensão à Presidência da República!!! Habilidoso, ‘manhoso’, sedutor, mesmo, Sarney sempre contabilizou para si os sucessos do seu grupo, enquanto os insucessos sempre foram atribuídos à ‘teimosia’ daqueles que não quiseram ouvi-lo!!! As mentes ‘viajantes’ poderiam até imaginar que a saída de cena de Sarney seria uma estratégia do grupo para vencer as eleições de outubro; afinal, com o nome ‘Sarney’ fora da eleição, ‘Edinho-Lobão-Filho’ só tem a se beneficiar!!! Com Sarney e a filha ausentes da disputa de 2014, Edinho tem mais chances de colocar no imaginário do povo que agora não é mais Sarney, é ele, Lobão!!! E com certeza, com as devidas e convenientes combinações, vai fazer isso!!! Mas, acredite, tudo isso é só uma coincidência, que nada tem a ver com estratégia ou ‘jogada de mestre’ de Sarney para ganhar a eleição, como muitos se acostumaram a imaginar ao longo desses quase 50 anos!!! Como nasceu com ‘aquilo para a lua’, mais uma vez a estrela do senador está ajudando!!! A filha cansou de política – cansou mesmo –, e decidiu encerrar a carreira política!!! O pai não ganharia nada no Amapá!!! Seria uma derrota que mancharia mais ainda a sua imagem política!!! Assim, desistiu e anunciou que não disputará a reeleição!!! Nem essa nem nenhuma outra, porque a idade não permite!!! ‘Veste o pijama’, definitivamente!!! E quem ganha com isso???!!! ‘Edinho-Lobão-Filho’, que reforça seu discurso de que “agora é Lobão, não é Sarney”!!! E se o grupo vencer as eleições, ao menos metade estará a salvo!!!
E a Biblioteca Benedito Leite’ “fechou pra balanço”!!! Bom, nem tanto pra balanço, mas fechou!!! Uma pane elétrica paralisou as atividades da casa!!! Há duas semanas está fechada!!! A Cemar esteve lá, mas o problema persistiu e afetou o elevador!!! Por enquanto, funcionando apenas internamente!!! Mas, garante um funcionário ouvido por Dr. Pêta, a Benedito Leite volta a abrir as portas para o público nesta segunda-feira!!!
O show até que estava agradando e o público animado, mas a cantora Alcione acabou ‘escorregando’ mais uma vez, sexta-feira, no Arraial da Lagoa, ao falar da ação filantrópica que desenvolve no Rio de Janeiro para arrecadar cobertores para desabrigados e moradores de rua!!! “Eu este ano não fiz a minha tradicional festa de São João no Rio de Janeiro, em que arrecado cobertores, em respeito ao falecimento do meu amigo Chico Coimbra. Uma vez me perguntaram por que que eu não faço essa campanha no Maranhão e eu respondi que é porque aqui não faz frio”!!! Aí, alguém da platéia não se conteve: “Mas tem fome e gente sem ter o que vestir”!!!
Rapaz, não é que ‘Cabelo de Trim’ ‘fugiu’ de ‘todo mundo’ na noite de São João, quando comemorou mais um aniversário natalício!!! Pois é…, da galera, só avisou o amigo ‘Peba’ e o rebento ‘43…zinho’…, e mesmo assim só depois das 9 da noite, quando não dava mais para ‘articular’ nada!!! Pior é que não passou pela cabeça de ninguém que ‘Cabelo’ ia comemorar o aniversário dentro de um arraial!!! Pois é…, pegou o ‘tradicional’ isopor de gelo com água de coco e ‘se homiziou’ na Barraca do Vos, no Arraial da Lagoa, onde a tem desconto especial na ‘boia’ e na bebida!!! Só muita ‘borracha’!!!
Falar em ‘Cabelo’, meu amigo, a ‘casa caiu’ por lá!!! Não é que descobriram que o genro ‘Panta-paga-tudo’ tá de ‘cutiagem’ lá pras bandas de Fortaleza!!! Pois é…, quando tána ‘Grande Ilha’, a fartura é grande…, uísque ‘a fulote’ pro sogro, sogra, filha, filho, ‘sobrinho-mala’…!!! Aí, quando viaja para cuidar dos negócios de ‘Santo Inácio’, aproveita e, ‘pimba na chulipa’!!! E não é que quem ‘derrubou o serviço’ foi o ‘sobrinho-mala’???!!! Rapaz, a ‘cara-metade’ de ‘Cabelo’ não quer o genro nem ‘pintado de ouro’!!! O próprio sogro já ontem mesmo comentava que nem atende mais os telefonemas do genro!!! Pense num ‘desmantelo’!!!
E quem entrou numa ‘fria’, literalmente, foi o radialista ‘Zuzuca’!!! Decidido a assistir aos jogos da Copa tomando um chopp bem gelado e como a sua ‘velha’ não gela mais como antigamente, no dia 17 de junho, o ‘craque do passado’ atravessou a Jerônimo de Albuquerque, no Vinhais, em frente à sua casa, entrou num ‘Eletro’ e comprou uma FrozFree!!! E não é que até ontem, 27, não haviam entregue a ‘potentosa’!!! O ‘cabra’ vai lá quase todo o dia reclamar e a resposta é sempre a mesma: “Tá saindo do depósito”!!!Marrapá…, e pensar que ‘Zezuca’ comprou defronte de sua casa e vai ter que esperar o produto sair do São Cristóvão!!! Não seria mais fácil atravessar a avenida???!!! Enquanto isso, tome chope quente assistindo uma seleção fria!!! É mole???!!!
E pra fechar…

Prezado Dr. Pêta;
Uma coisa que sempre me deu orgulho e satisfação é nunca ter pertencido a nenhum curral eleitoral. Jamais recebi qualquer benesse e nem mesmo uma chinela japonesa pra votar num Sarney da vida. Sempre votei com aquela impressão de estar votando em vão.
Não, agora, época de eleição presidencial, acho ter chegado a hora e a vez do povão receber a justa paga por anos de votos em vão. Ou melhor: votando certo e mandando o PT pra ‘pqp’. Senão, continuaremos Lewandowski na cabeça e tomando no Tófoli.
Mas, como nem tudo são espinhos, nós temos uma boa notícia pra comemorar: Sarney, agora, é um ex-político e não nos perturbará mais politicamente, pelo menos, de frente. Segundo o próprio, continuará, como sempre, agindo por trás. De qualquer maneira, agindo só por um lado já é muita coisa pra nós e pro Brasil. Salve.
Já imaginaram, minha gente, Sarney e Roseana fora de nossas vidas? É uma dádiva dos céus. Isso é só o começo. Mais tarde serão os Renans, os Barbalhos, os Jucás, os Lulas, as Dilmas, etc. E viva o Brasil.
Já estão falando, por aí, que uma elite branca que toma conta das arenas de futebol na Copa influenciará na derrocada do PT. É mentira. Quem não quer mesmo é a ‘elite’ preta, parda, branca, vermelha, pés de chinelo; enfim, todos. Ninguém aguenta mais essa petralha no poder.
Nossa Senhora da Providência, rogai por nós.
(Antonio Carlos – São Luís MA)
Extraído do site ‘Diário do Poder’, editado pelo jornalista Cláudio Humberto
“Empresário da Paraíba pediu audiência ao governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia, que não era exatamente conhecido pela formosura. Como não o conhecia ouviu de um funcionário do palácio a dica para reconhecer o governador:
– É o homem mais feio que o senhor vai ver naquela sala.
Entrou confiante e se dirigiu a um sujeito que achou muito feio:
– Governador, mas que prazer!… – exclamou, efusivo.
Não era Lavoisier, mas um assessor, que, aborrecido, esclareceu:
– Sei que sou feio, mas não sou o governador. Ele está ali adiante.
Reza a lenda que o visitante se benzeu, desistindo:
– O diabo é quem fala com esse homem!
E foi embora”.
Mistérios
Qual foi a ‘força oculta’ que fez circular panfleto contra o Jornal Pequeno na convenção de Edinho, sexta-feira, na Ufma???!!!
Depois de desistir de concorrer à reeleição no Amapá, será que José Sarney vai subir no palanque de Lobão Filho, durante a campanha???!!!
O que será que vai dar em alguma coisa: a possível ação da oposição contra o Fundema ou a da OAB-MA contra a governadora por causa dos precatórios???!!!
Qual é o deputado federal, pertencente ao grupo Sarney, que está usando blogueiros financiados e ‘armando todas’ contra um integrante do próprio grupo, ex-secretário da ‘vice-sub-judice’, que se lançou candidato a uma vaga na Câmara Federal???!!!
Quais são os dois empresários pesos pesados da construção civil que estão preparados para repassar, cada um, 50 ‘milhas’ para uma campanha majoritária???!!!
Por que Felipão insiste com Fred no ataque da seleção brasileira???!!! Mis-tééééééééé-rio!!!
Por que a Justiça do Trabalho não se manifesta sobre a Ação de Dissídio Coletivo protocolada no dia 18 de julho de 2013, e que já está às vésperas do primeiro aniversário???!!! O Sindicato dos Rodoviários foi alvo de multas milionários por conta do movimento paredista!!! E quem vai multar o TRT???!!!
Qual foi o ex-presidente de conselho cultural, lá das bandas do BF, que perdeu as ‘estribeiras’ e quase ‘expurgou’ a produção cultural presente no ‘Viva BF’, tudo por causa de um microfone, na apresentação da boiada de zabumba???!!! Coisa feia, ‘siô’!!!

Quem é que está tentando ‘plantar’ na imprensa que Flávio Dino conversa com Luís Fernando nessa semana que se finda???!!!
fonte http://blog.jornalpequeno.com.br/johncutrim/

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.