Os leões estão rugindo madrugada à dentro na porta do Palácio do Governo. O que era um sonho, virou insônia, desespero, e pesadelo. Tudo por conta do projeto de reeleição do governador Flávio Dino que começou a fazer água. Recente pesquisa da Escutec aponta a ex-governadora Roseana liderando e a soma dos candidatos da oposição juntos chega a 60%,o que significará um segundo turno nada animador para os comunistas, se houver.
O receio maior no círculo duro do governo é que se viabilize até maio uma aliança entre o PMDB e o Podemos, com Roseana Sarney na cabeça e Maura Jorge de vice. De acordo com a pesquisa Escutec, que ouviu 2020 pessoas entre os dias 5 a 9 deste, Roseana Sarney detém dos votos válidos 44% das intenções, enquanto Flávio Dino aparece com 39,3% Roberto Rocha 10,7% e Maura Jorge 6%.
Então, se a eleição fosse hoje, a soma de Roseana com Maura Jorge cravaria em 50% dos votos válidos, faltando apenas um voto para ganhar no primeiro turno. Pois é bem aí que o Palácio dos Leões enxerga o perigo.
Como Roseana ainda nem confirmou que é pré-candidata, assusta a turma do governador e tira o sono de Flávio Dino quando ela sair confirmando por todo o Maranhão que vai entrar na disputa. Lógico, a tendência é aumentar nas intenções de votos.
Além disso, os votos que hoje estão abertamente declarados em Maura Jorge, na ausência dela na disputa como candidata ao governo, não migram para Flávio Dino, pois se identificam mais com Roseana.
O senador Roberto Rocha, faltando ainda um ano e 15 dias para o pleito de outubro de 2018 pode, sim, surpreender. Na eleição municipal de 2014 tivemos fenômenos como João Dória em São Paulo e o atual prefeito de Belo Horizonte. Tudo é possível. Mas em um eventual segundo turno, dificilmente os eleitores do senador irão para a banda dos comunistas.
A análise não exige muito esforço, ainda mais se a eleição chegar ao final se configurando como plebiscitária. Roseana Sarney, que é a legítima representante da família e do seu grupo político, poderia ter colocado o pijama e pendurado as chuteiras, mas foi resgatada pelo próprio Flávio por governar com os olhos sempre no retrovisor ou pelo desempenho que consegue ser pior que o de sua adversária.
fonte .luiscardoso.com.br
Leave a Reply