O dilema da presidente



                        NÓS MERECEMOS TUDO ISSO




No Palácio do Planalto, o ambiente é de alerta máximo. O governo já identificou que o confronto político, que já acontece com a oposição em Brasília, pode ser reproduzido nas ruas em futuras manifestações dos dois lados.

Com o receio de um enfrentamento mais violento, o governo passou a monitorar o ambiente nas redes sociais. Há o reconhecimento de que a fala do ex-presidente Lula na semana passada, depois da condução coercitiva para prestar depoimento na Lava Jato, animou a militância petista. Mas, ao mesmo tempo, criou um ambiente favorável para os que defendem o impeachment da presidente Dilma.

Diante do clima de animosidade generalizado, Dilma vive um dilema. A presidente sabe que precisa colocar uma nova agenda para o país, para tentar recuperar a economia, como reforma da Previdência. E, com isso, resgatar a governabilidade. Mas essa pauta é rejeitada pelo próprio PT.

A defesa de uma matéria impopular no momento em que Dilma mais precisa do apoio de sua base social pode isolar ainda mais a presidente. Por isso, ela tem sido aconselhada a deixar de lado a defesa de temas como reforma da Previdência para não ser abandonada pela militância. Ou seja, uma equação política de difícil solução.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.