Nem o Ibope consegue esconder a vitória de Flávio Dino no 1º turno

Flávio Dino lidera no Ibope com 54% dos votos válidos.
Flávio Dino lidera no Ibope com 54% dos votos válidos.
Com claros sinais de manipulação e divergindo de todas as pesquisas divulgadas até agora, inclusive as contratadas pelo grupo Sarney, o famigerado Ibope, de tantos erros grotescos em todo o Brasil, divulgou há pouco seus primeiros números para a disputa pelo governo do Maranhão.
Nem o levantamento claramente manipulado conseguiu esconder a vantagem de Flávio Dino (PCdoB), que aparece com 42% das intenções de voto, contra 30% do candidato Edinho Lobão (PMDB).
Antônio Pedrosa (PSOL) tem 2%, e os demais candidatos, Josivaldo Corrêa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zé Luís Lago (PPL), têm 1% das intenções de voto cada. Brancos e nulos somam 5% e 18% dos entrevistados disseram que não sabem ou não responderam.
Considerando apenas os votos válidos, Dino teria 54% contra 38% de Edinho Lobão, o que liquidaria a eleição para governador ainda no 1º turno.
O Ibope possui um histórico de erros no Maranhão e costuma adequar as pesquisas à realidade somente na véspera das eleições.
IMG-20140906-WA0006Em 2006, por exemplo, apontava para a vitória da propineira Roseana Sarney (PMDB) com 73%. A eleição foi decidida no 2º turno e, aberta as urnas, o pedetista Jackson Lago foi o escolhido para comandar o estado.
Mais recentemente, em 2012, a pesquisa de boca de urna do instituto apontava para a vitória do então prefeito João Castelo (PSDB) no 1º turno. Na época, o Data M – que destaca atualmente a liderança de Dino com 30 pontos de diferença – foi o único a acertar o placar dos dois turnos.
Estranhamente, a pesquisa divulgada neste sábado já era comemorada há uma semana por lideranças da oligarquia. Na quinta-feira, por exemplo, o ex-deputado estadual Joaquim Haickel, um dos coordenadores da campanha de Edinho, adiantou os números num evento político realizado no Praia Mar Hotel.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.