Capitais têm madrugada mais fria do ano nesta sexta-feira

Em Curitiba, termômetros marcaram 0,1ºC e máxima deve ser de 13ºC.
Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis também tiveram recorde de baixa.

Do G1, em São Paulo
A madrugada desta sexta-feira (10) foi a mais fria do ano em ao menos quatro capitais do país. Além disso, Santa Catarina registrou a temperatura mais baixa do ano para o estado: em Urupema, os termômetros marcaram -7,2ºC. Outras 43 cidades catarinenses também tiveram temperaturas abaixo de zero.
Em alguns locais, a expectativa é de frio ainda mais intenso pelo fim de semana. Veja as temperaturas registradas e as previsões para os próximos dias.
Paraná
Curitiba amanheceu com 0,1ºC nesta sexta. Foi a madrugada mais gelada do ano, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. A máxima na capital ficará em torno de 13ºC. A expectativa é que a capital registre temperatura negativa no domingo (12). No estado, a menor temperatura ocorreu em General Carneiro, -4,5ºC. O frio deve começar a dar trégua na segunda-feira (13).
Geada intensa foi registrada nesta sexta-feira, na capital (Foto: Edi Carlos / RPC)Geada intensa foi registrada nesta sexta-feira, em Curitiba (Foto: Edi Carlos / RPC)
Rio de Janeiro
Os termômetros marcaram 11,3ºC no Alto da Boa Vista, a temperatura mais fria do ano para o Rio de Janeiro. O recorde anterior havia sido atingido em 2 de maio, com 13,7ºC. A frente fria também trouxe ressaca ao litoral. De acordo com a Marinha, ondas de até 3,5 metros podem atingir o litoral. O frio deve permanecer ao longo do fim de semana. No sábado (11), a temperatura máxima prevista é de 24°C, e a mínima, de 13°C. No domingo (12), temperatura deve variar entre 12°C e 24°C, segundo o Alerta Rio.
Ondas fortes na Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio. Centro de Hidrografia da Marinha prevê ondas de até 3.5 metros neste fim de semana (Foto: Gabriel Barreira / G1)Ondas na Praia do Leblon,  no Rio. Marinha prevê ondas de até 3,5 metros (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 5,2ºC. Segundo a Somar Meteorologia, entretanto, o dia mais frio foi do ano na capital gaúcha foi quinta-feira (9), com 3,8ºC. No estado, a menor temperatura da madrugada desta sexta-feira ocorreu em Serafina Corrêa, no Norte do estado, onde os termômetros marcaram -2,9°C. A chegada da chuva segura um pouco a queda da temperatura, mas a umidade deve elevar a sensação de frio.
Porto Alegre teve mínima de 5,2°C nesta sexta (Foto: RBS TV/ Reprodução)Porto Alegre teve mínima de 5,2°C nesta sexta (Foto: RBS TV/ Reprodução)
Santa Catarina
Em Florianópolis, a madrugada foi a mais fria do ano, com os termômetros marcando 2,3ºC. A temperatura é a mais fria para o mês de junho desde 1994. No estado, o recorde de baixa foi registrado em Urupema, cidade da Serra, que teve -7,2ºC. Outras 41 cidades também tiveram temperaturas negativas. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, a sexta deve ter predomínio de nuvens em todas as regiões. Há expectativa de neve nas áreas altas da Serra, entre a noite desta sexta e a madrugada de sábado, e de geadas em todo o estado até segunda-feira (13).
Frio também é intenso em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)Frio também é intenso em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)
São Paulo
A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostrou que o frio chegou a 2,4°C no bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, e 3,4°C em São Mateus, na Zona Leste, na madrugada desta sexta-feira (10). Esta foi a madrugada mais fria do ano, segundo o órgão de monitoramento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz a medição oficial, registrou 5,5°C no Mirante de Santana, também a mais baixa do ano. Apesar do frio, o tempo segue estável, sem previsão de chuva.
A menor temperatura do ano no estado de São Paulo também foi registrada nesta madrugada. A estação automática do Inmet registrou -0,2°C em Barra do Turvo, no Vale do Ribeira.
  •  
Pedestres enfrentam frio na região da Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostrou que o frio chegou a 2,6°C na madrugada no bairro de Parelheiros, no extremo sul da cidade (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)Pedestres enfrentam frio na Vila Olímpia, em São Paulo. (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.