Justiça condena 4 acusados de tentar matar ministro Campbell, no AM

Júri teve início na sexta-feira (24) e terminou na tarde deste sábado (25).
Penas variam entre 12 e 15 anos de prisão; defesa vai recorrer.


Do G1 AM, com informações da Rede Amazônica


                         Julgamento ocorreu nesta sexta e sábado, em Manaus (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Quatro réus acusados de uma tentativa de homicídio qualificado contra o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Marques Campbell, foram condenados neste sábado (25), em Manaus. O crime ocorreu em dezembro de 2006. O ex-procurador geral Vicente Augusto Cruz de Oliveira, que seria o mandante do crime, não foi julgado pois aguarda análise de um recurso da defesa.

O júri teve início na manhã da sexta-feira (24). O juiz Anésio Pinheiro anunciou a sentença por volta das 14h deste sábado
Maria José Dantas da Silva, ausente no julgamento, foi condenada a 14 anos de reclusão; Lenilson Braga da Silveira, a 15 anos e 6 meses; Osvaldo Silva Bentes, a 12 anos e 6 meses; e Jane da Silva Santos a 15 anos e 6 meses.
A defesa de Maria Silva e Osvaldo Bentes deve recorrer da decisão em instância superior.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o mandante do crime seria o ex-procurador-geral de Justiça do Amazonas, Vicente Cruz. Ele não foi julgado pois a segunda Vara do Tribunal do Júri ainda aguarda uma análise de um recurso da defesa. Cruz, chegou a ficar 3 dias detido no antigo gabinete dele em janeiro de 2007.
Outro réu do processo, Elson dos Santos Morais, também não foi submetido a julgamento nesta sexta, porque recorreu da acusação.
De acordo com as investigações, a motivação do crime - ocorrido há 10 anos - teria sido a disputa eleitoral entre os ex- procuradores pelo cargo de procurador-geral de Justiça do estado.



This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.