Tática De Sérgio Moro Atinge Rosa Weber, E Defesa De Lula Fica Apreensiva

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato,  durante entrevista no programa ”Roda Viva” da TV Cultura, chamou atenção ao elogiar a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), #Rosa Weber. A atitude de Moro soou como um recado à magistrada, que terá importante atuação no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio #Lula da Silva, marcado para o dia 4 de abril.
Sérgio Moro disse que é possível notar grande qualidade na ministra Weber, elogiando a seriedade e técnica na forma de atuar no Supremo. No entanto, quem ficou ”furioso” com os elogios de Moro foi o advogado de defesa de Lula, Cristiano Zanin.
Na perspectiva de Zanin, Rosa Weber não poderá ceder a ”pedidos” vindos de assessores ou integrantes da Justiça, enfatizando uma indireta a Sérgio Moro.
No momento, o medo dos advogados de Lula é que a ministra do Supremo ceda a pressão dada por Moro e negue o habeas corpus de Lula. Rosa Weber mostra-se misteriosa quanto ao seu voto no próximo dia 4, aumentando ainda mais a tensão sobre o recurso.
O juiz federal já foi auxiliar de Rosa Weber durante o julgamento do Mensalão e mostrou ter certa afinidade com a ministra. Além de Rosa, o ministro Celso de Mello também terá importante papel sobre o habeas corpus de Lula. Caso o pedido seja negado, o ex-presidente poderá ser preso imediatamente com a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
No dia 22 de março, a Suprema Corte se reuniu para discutir se o habeas corpus iria para sessão no Plenário.
Os ministros concordaram analisar o caso, porém decidiram que Lula só poderia ser preso após a votação do dia 4 de abril. Caso o Supremo não tivesse tomado esta decisão, no dia 26 de março o petista já poderia estar atrás das grades. Para muitos brasileiros o dia 4 de abril será um marco na história, movimentos cívicos irão se manifestar para que Lula cumpra sua pena como condenado na Justiça.
Pressão de Moro
Além de elogiar Rosa Weber, #Sergio Moro enfatizou que caso o Supremo  volte atrás sobre o entendimento de prisões após condenação em segunda instância, isto poderia causar um ”desastre” no sistema Judiciário. Moro disse que o objetivo é lutar contra a impunidade e cancelar esta decisão seria um retrocesso.
Convite para o dia 3 de abril
Um dia anterior ao julgamento do recurso de Lula, grupos como o ”Vem Pra Rua”, ”Nas Ruas”, ”MBL” e tantos outros preparam um grande manifestação para pressionar o STF a colocar Lula na cadeia. O objetivo é reunir forças e fazer com que os ministros não se ”apequenem” perante um poderoso nome da política.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.