Governo investe mais de 169 milhões de reais através do programa “Mais Asfalto” no Maranhão.

Em 2016 o governo do Maranhão continua a desenvolver as ações do programa ‘Mais Asfalto’ em todas as regiões do estado. Os investimentos chegam a R$ 169.950.911,68, contemplando 629,7 km de pavimentação asfáltica. Os serviços são realizados por meio da Secretaria de estado da Infraestrutura.


A iniciativa do governo tem ajudado a melhorar a qualidade de vida em diversos municípios. “Mesmo não sendo responsabilidade fundamental do governo do estado, o governador Flávio Dino sabe da importância de ajudar os municípios a enfrentar esse momento de crise econômica nacional. E é um programa que leva qualidade de vida para as pessoas, sobretudo de bairros das periferias da cidade que mais precisam desses investimentos.”, explica o secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Em 2015, mais de 100 municípios receberam o programa de pavimentação asfáltica. Foram mais de 50 milhões de reais investidos nas obras concluídas em municípios como Açailândia, Aldeias Altas, Barão de Grajaú, Capinzal do Norte, São Domingos do Maranhão, Parnarama, Turiaçu, Timon, Imperatriz, dentre outras. João Carlos é estudante, mora no município de São Domingos do Maranhão e explica que o programa valorizou ainda mais a cidade. “Ficamos muitos felizes com a entrega do asfalto aqui na nossa cidade. A cidade ganhou uma nova cara quando os serviços terminaram. É como se a gente estivesse morando em uma outra cidade”, explicou.

Em Bacabal a finalização dos serviços melhorou a infraestrutura da cidade. No total 14 ruas, Frederico Leda, Castelo Banco, Estrada da bela Vista, Djalma Dutra, Paulo Ramos, Osvaldo Cruz, Onze V. São João, Seis V. São João, Maranhão Sobrinho, Cleomenes Falcão, Florêncio Monteiro, 14 de Julho, 16 – Santos Dumont e Tavares de Moura receberam o asfalto. O comerciante César Brito mora há 34 anos em Bacabal e não tinha visto investimento como esse no município através do governo do estado. “Pra nós o “Mais Asfalto” foi bom demais, ajudou a eliminar muitos buracos e evitar prejuízos mecânicos. Conseguimos perceber visualmente a mudança.”, enfatizou.

Na Região Sul os benefícios com a entrega das obras também foram motivos de comemoração dos moradores. Em Imperatriz as obras acontecem etapas. Nesta primeira etapa Rua São Sebastião entrou no programa e o comerciante Antônio Gonçalves está satisfeito com o novo asfalto. “Aqui há muitos anos tem asfalto. Só que ultimamente tinha muitos buracos. Em alguns pedaços, nem existia mais nada. Aí no ano passado fizeram essa recuperação. A rua praticamente foi asfaltada de novo. Ficou muito melhor. Sem lama no inverno e o trânsito melhor”, disse.

Na capital serão 119,3 km de asfalto. Os bairros Cidade Operária, Vila Embratel, Vila Nova República, Anjo da Guarda, Cohab, Vila Luizão, João de Deus e Coroadinho fazem parte do programa.. Algumas ruas foram finalizadas em 2015 e outras serão iniciadas este ano. Os moradores que já receberam as ruas comemoram, outros estão aguardando ansiosos pelo inicio da obra, como administradora Abilene Freire, moradora da unidade 105, rua 7 no bairro Cidade Operária. “Ficamos felizes quando vimos que as ruas estavam sendo asfaltadas pelo Governo do Estado no nosso bairro, muitas já foram concluída, a minha rua ainda não. Eu espero que elas sejam iniciadas em breve”, explicou.

A professora Fernanda Lopes ressalta que o programa beneficia todos os moradores de São Luís. “O impacto do programa é muito bom porque São Luís já é uma cidade com muitos habitantes que usam o transporte público, mas também tem uma demanda muito grande de carros particulares. Para a melhor circulação de todos nós pela cidade é importante que a gente tenha um asfalto de qualidade. A iniciativa do governo do estado foi importante porque o asfalto além de melhorar a circulação na cidade vai ajudar bastante no período de chuvoso”.

Atualmente os serviços em 59 municípios estão em plena execução. As cidades de Amarante, Bom Jardim, Carolina, Chapadinha, Lima Campos, Luís Domingues, Marajá do Sena, Palmeirândia, Paraibano, Peri-Mirim, Porto Franco, São Benedito e Tutóia estão na fase final dos serviços, faltando apenas a conclusão do meio fio e sinalização com previsão de entrega para o mês de fevereiro de 2016.

Este ano novos municípios serão beneficiados com o programa. Fazem parte do projeto as cidades de Apicum Açu, Araioses, Bacuri, Coelho Neto, Colinas, Lago do Junco, Maracaçumé, Matões do Norte, Olho Dágua das Cunhãs, Pindaré Mirim, S. Luiz Gonzaga, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Azeitão, Serrano, Santo Antônio dos Lopes e Zé Doca. Essa nova fase do programa está sento definida pela equipe da Sinfra. “Nós definimos as ultimas diretrizes dessa fase do programa “Mais Asfalto” já encaminhamos para a licitação, pretendemos concluir esse processo até o final do mês de março e no início de abril termos condições, contratos, saldos que nos permitam, permitam ao governador emitir as ordens de serviços para dar continuidade, atender a mais municípios. O programa é um grande sucesso, em 2015 nós alcançamos mais de 100 municípios em todas as regiões do maranhão e é a firma determinação do governador de que tenha continuidade em 2016”, destacou secretário Clayton Noleto. 

Para a realização do “Mais Asfalto” atualmente 15 empresas foram contratadas pelo governo. O secretário de estado da Infraestrutura destaca a abertura de novos empregos para a realização dos serviços. “O“Mais Asfalto” é um programa que tem contribuído também para a geração de emprego e renda para essas comunidades em todo o Maranhão”.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016


EU, CHIQUINHO CARNEIRO, SÓ POSSO AFIRMAR QUE TEM ALGUÉM CORRENDO EM BUSCA DESTE ASFALTO, QUEM SERÁ? ALGUÉM PODE ME RESPONDER?

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.