Todos juntos contra o Aedes aegypti

por Jorge Aragão

denguedengue
Neste sábado (13), foi comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti. Em São Luís, o prefeito Edivaldo Júnior juntamente com o governador Flávio Dino receberam a visita do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, para o lançamento da campanha.
Os bairros São Francisco e Ilhinha foram escolhidos para sediar a mobilização, por serem considerados de alto risco de infestação do mosquito pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). De 8h a 12h do sábado, mais de oito mil imóveis foram visitados por 286 Agentes de Endemias e 48 Supervisores de Campo do município de São Luís, acompanhados de 772 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha; e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Foram cerca de 1200 profissionais integrando três equipes.
“Desde dezembro Prefeitura e Governo do Estado lançaram a campanha de combate ao mosquito, e hoje remos um dia de mobilização nacional. Nós temos o prazer de receber, no nosso exército contra o mosquito, o apoio da Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, ao lado dos agentes de endemias e comunitários de saúde. Todos juntando forças, pois 94% dos focos estão nas residências. É poder público e população fazendo a sua parte”, destacou o prefeito Edivaldo.
A força-tarefa soma 1.166 pessoas entre agentes de endemias e supervisores de campo do município, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e militares do Exército, Aeronáutica e Marinha. A meta é visitar 8.069 imóveis, com profissionais distribuídos na Ilhinha, e o bairro São Francisco, para avaliar casos, eliminar focos e criadouros do mosquito, recolher lixo e entulhos, além da aplicação de remédio. O prefeito Edivaldo enfatizou a importância do apoio da população nesta campanha, que será permanente. “Contamos com a população para vencermos esta batalha contra o mosquito. A atitude simples de cada um na eliminação de focos e criadouros será de extrema importância para que tenhamos êxito neste trabalho. A guerra é contra o mosquito e todos estão convocados”, enfatizou o prefeito Edivaldo.
O governador Flávio Dino ressaltou a importância da sociedade civil, com o cuidado de cada lar, e do envolvimento da esfera pública local, realizando a fiscalização nas residências. “Estamos anunciando hoje a premiação dos municípios que tiverem melhor desempenho na redução do indicador chamado Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti). Vamos dar um prêmio em dinheiro, é um estimulo financeiro e econômico para que haja esse envolvimento que é fundamental, com nas visitas domiciliares”, anuncio Flávio Dino durante o evento.
Jaques Wagner informou que a mobilização compõe uma ação muito maior que vem sido desempenhada pelo Governo Federal, como forma de acabar com a doença que vem atingindo vários países. “Hoje não é ‘o’ dia. É mais um dia é mobilização contra com o mosquito Aedes Aegypti, e esta é a única arma que nós temos hoje para combater as questões da consequência do Zika vírus. Estamos trabalhando fortemente e acredito que até o fim do ano já teremos disponível a vacina da dengue e estamos trabalhando com Organização Municia de Saúde para a vacina contra as consequências da Zika”, adiantou o ministro da Casa Civil.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou uma ambulância que será utilizada pela equipe médica da Marinha para emergências durante o evento de mobilização. A Semus vai disponibilizar ainda material educativo e informativo, sendo oito mil folders e mil cartazes. Dando continuidade à ação de combate ao mosquito, a Semus destaca equipes para visitação aos bairros, todas as sextas-feiras, paralelo ao trabalho regular já realizado.

This entry was posted by Chiquinho Carneiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.